Os alunos da Escola de Conservadorismo terão o conteúdo de todos estes livros ministrados como aulas AO VIVO. Após, o conteúdo ficará disponível para consulta a qualquer tempo.
Aproveite e MATRICULE-SE AGORA, não fique de fora da nossa nova Escola. Venha fazer e sentir a diferença em sua vida.
O autor apresenta a literatura grega e seus principais representantes, o mundo romano e seus literatos, as origens do cristianismo e seus defensores, os padres da Igreja e a liturgia. Neste volume, o leitor poderá se aprofundar nas obras de Homero, Sófocles, Platão, Virgílio, Cícero, Sêneca e outros autores clássicos.
O autor analisa a fundação da Europa – delimitação de fronteiras, definição das nações, proclamação da unidade, o universalismo cristão, a literatura dos castelos e das aldeias – as canções e baladas populares e a poesia das cortes – e a literatura satírica. Neste volume o leitor encontra estudos sobre – A literatura italiana do século XIV (o Trecento- Dante, Petrarca, Boccaccio) e as literaturas europeias do período. A Divina Comédia e sua contemporaneidade. O conceito da vida mística e o realismo medieval. A literatura flamboyant- o romance de cavalaria, o romance de amor sentimental, a pastoral e a visão fúnebre – William Dunbar, Jorge Manrique, François Villon, Marco Polo e Fernão Lopes.
O autor discorre sobre os humanistas italianos e a literatura renascentista europeia, os humanistas cristãos e a Reforma (Erasmo de Rotterdam, a literatura protestante e anglicana). Também aborda os artistas Nicolau Maquiavel, Luís de Camões, Gil Vicente, Leonardo da Vinci, Giordano Bruno e outros.
O autor se aprofunda na literatura barroca e sua problemática. Neste volume, o leitor encontrará estudos sobre; A literatura da Contrarreforma – poesia e teatro (marinismo e gongorismo, os jesuítas, o teatro espanhol). Pastorais, epopeias, epopeia herói-cômica e romance picaresco. O Barroco protestante – teatro elisabetano-jacobeu (Shakespeare), Barroco luterano, poesia metafísica, literatura puritana. Os místicos espanhóis e franceses. O Classicismo francês. A literatura oposicionista na Espanha e na França – de Cervantes a Molière. E as obras dos autores Torquato Tasso, Thomas Randolph, Richard Lovelace, John Donne, John Milton, Blaise Pascal, Pierre Corneille, Jean Racine, Francisco de Quevedo, Baltasar Gracián, La Fontaine, Tommaso Campanella, René Descartes, Galileu Galilei. E dos representantes em Língua Portuguesa – Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
O autor procura desmistificar o Rococó, a Arcádia e a poesia anacreôntica, explorando temas como – O teatro da Restauração, a ópera, o libertinismo literário e os livres-pensadores; A época augustiniana; O século de Voltaire; O pré-Romantismo (a poesia da noite e dos túmulos, o romance epistolar e gótico, o sentimentalismo e o antissentimentalismo, Rousseau e os enciclopedistas); O Classicismo alemão; Citando obras de Alfieri, Chénier, Jane Austen, Thomas Hobbes, John Locke, Jonathan Swift, Alexander Pope, James Thomson, William Collins, Thomas Gray, George Crabbe, William Cowper, William Blake, Robert Burns, Laurence Sterne, Marquês de Sade, Diderot, Goethe, Immanuel Kant; E a literatura em Língua Portuguesa – Bocage, Tomás Antônio Gonzaga, Antônio José da Silva (o Judeu).
Neste volume o leitor poderá mergulhar desde as origens do Romantismo ao fim do movimento – O primeiro Romantismo alemão; Chateaubriand; Os poetas ingleses dos ‘Lagos’; Lamartine; Walter Scott e o romance histórico; Medievalismo e folclore; O Romantismo nórdico e russo; O byronismo; Os radicais e utopistas e o transcendentalismo americano; O século de Hugo; A época de Dickens; O movimento de Oxford; Os radicais franceses; Harry Heine; O início do Marxismo; E a obra dos autores James F. Cooper, F. W. J. Schelling, Alexandre Dumas (pai), Robert Louis Stevenson, E. T. A. Hoffmann, Edgar Allan Poe, Jacob e Wilhelm Grimm (os irmãos Grimm), Hans C. Andersen, Sören Kierkegaard, Gógol, Aleksandr Púchkin, Stendhal, Mary Shelley, H. D. Thoreau, Nathaniel Hawthorne, Emilly Brontë; E, na Literatura Brasileira e Portuguesa – José de Alencar, Gonçalves Dias, Manuel Antônio de Almeida, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Soares de Passos, Castilho, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro.
Neste volume o leitor poderá se aprofundar na obra de Balzac e o romance burguês e em temas como – Literatura vitoriana; Os parnasianos (Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Vicente de Carvalho); A época de Zola; Darwinismo e fatalismo; Charles Darwin, Hippolyte Taine, Herbert Spencer; Baudelaire e a poesia de desespero; Walt Whitman, iniciador da moderna poesia; Teatro escandinavo e romance russo; Dostoiévski; Romance psicológico; Gustave Flaubert; Na literatura brasileira e portuguesa – Machado de Assis, Eça de Queirós, Raimundo Correia, Antero de Quental, Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Augusto dos Anjos, Cesário Verde; E outros autores do século XIX – Edward Fitzgerald, Tennyson, Mark Twain, Henrik Ibsen, George Bernard Shaw, August Strindberg.
O autor se propõe a explicar o termo passando por estudos de diversas correntes literárias, entre as quais – Esteticismo; Poesia simbolista; A obra dos autores Oscar Wilde, Mallarmé, Verlaine, Rimbaud, Paul Valéry; Modernismo espanhol; A obra dos autores Nietzsche, Max Weber, Marcel Proust; Epigonismo literário entre 1900 e 1914; A obra dos autores Rainer Maria Rilke, Anatole France, Thomas Mann, Rudyard Kipling, Jules Verne, Conan Doyle, Bernard Shaw, Jack London; E da literatura em Língua Portuguesa – Alphonsus de Guimarães, Camilo Pessanha, Eugênio de Castro, Euclides da Cunha, Graça Aranha, Antônio Sardinha, Lima Barreto.
O autor busca apresentar a Boêmia internacional, o Cubismo e o Modernismo francês e se aprofundar nos seguintes temas – Imagismo; Futurismo; Expressionismo alemão; A Primeira Guerra Mundial; O ‘Waste Land’; Radicalismo espanhol; Dadaísmo e Surrealismo; As influências de Freud, Proust, Gertrude Stein, Franz Kafka, James Joyce, O’Neill, T. S. Eliot, Lawrence, Ezra Pound, Maiakóvski, Virginia Woolf, Aldous Huxley, Jorge Luis Borges, Federico García Lorca, Hermann Hesse, Frank Wedekind, Pirandello; E os modernismos brasileiro e português – Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Mário de Andrade.
O autor finaliza seu estudo com a renascença do romance histórico, o movimento católico, a Poesia pura, o existencialismo, a literatura proletária, os russos soviéticos e a Segunda Guerra Mundial e suas consequências. Este volume explora o universo dos autores Antoine de Saint-Exupéry, George Orwell, Philip Larkin, William Faulkner, Truman Capote, Sylvia Plath, Howard P. Lovecraft, Albert Camus, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Pablo Neruda, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa, Julio Cortázar, Octavio Paz, Ernesto Sabato, Antonio Gramsci, Bertold Brecht, Italo Calvino; E na Literatura Brasileira e Portuguesa – José Régio, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Raquel de Queirós, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Guimarães Rosa.