PLANO DE LEITURA OLAVO DE CARVALHO

Vamos ler Olavo de Carvalho?

Olavo de Carvalho é, indiscutivelmente, o autor que mais se faz presente nas discussões atuais no Brasil. Se faz, literalmente, pois esse fato não é fruto do ocaso ou consequência de um modismo lançado por alguma celebridade intelectual (por mais estranho que possa ser um país de 3º Mundo, tão orgulhoso de sua ignorância, ter celebridades intelectuais palestrando dia e noite país afora). Olavo se faz presente porque produziu muito, quantitativa e qualitativamente. E produziu por longo período, o que torna sua presença no debate brasileiro, hoje, fruto de esforço próprio do autor.

Me motivo então a utilizar o espaço dedicado à leitura para preencher uma lacuna que me incomoda há algum tempo no ambiente virtual: a disparidade entre a citação do nome do filósofo e a citação de sua obra. Assim, lanço-me a uma pequena (e certamente, prazerosa) tarefa, à qual você é desde já um convidado a tomar parte: ler a trilogia “A Nova Era e a Revolução Cultural”, “O Jardim das aflições” e “O Imbecil Coletivo”, todos de autoria do filósofo paulista.

Pensando na diversidade de público que o ambiente virtual consegue unir em um mesmo canal, proponho aqui dois cronogramas de leitura: um para a leitura apenas do primeiro livro da trilogia (pensando aqui no leitor desprovido de tempo e/ou prática de leitura) e outro cronograma destinado aos leitores que quiserem ler, junto comigo, os três títulos na íntegra.

Um método de leitura que utilizo – método adquirido dos tempos em que trabalhei como revisor de textos – é calcular a quantidade de páginas que consigo ler por dia, em seguida somar a quantidade de páginas da ‘tarefa literária’ à qual me lanço e, aritmética simples, chegar ao número de dias que minha empreitada levará. Assim, o meu cálculo pessoal me informa que sendo o “Nova Era…” um título com 220 páginas, o “Jardim” um título com 425 páginas e “O Imbecil”… 440 páginas, tenho um total de 1.085 páginas para ler. Minha capacidade de leitura atual é de 100 páginas por dia, assim preciso de 11 dias úteis para ler os três títulos. Farei porém um cronograma baseado não na minha média de leitura diária – expliquei esse meu cálculo para que vocês também possam fazê-lo e conhecer cada um sua capacidade de leitura diária, um exercício estimulante –, utilizarei uma média bem mais suave, vamos aos cronogramas.

Plano 1 – Leitura do A Nova Era e a Revolução Cultural
Início da leitura: 1/8/2019
Término da leitura: 29/8/2019
Sugestão de leitura: Tente ler da página 1 à 30 no mesmo dia, igualmente da página 31 à 54 em um único dia, 55 à 96 em outro e só então, a partir daí, ler quantas páginas quiser (por dia) até o final.
Plano 2 – Leitura da trilogia completa
Início da leitura: 1/8/2019
Término da leitura: 29/8/2019
Sugestão de leitura: Ler ‘A Nova Era” até a página 96 em um só dia e o restante da forma que quiser. Ler “O Jardim” em 10 dias para poder reservar uma quinzena inteira ao “O Imbecil” que, por ser um livro com muitos capítulos curtos vai lhe exigir muitas “paradas para reflexão”.

Independente do seu plano de leitura, o objetivo é que no dia 30 de agosto façamos uma transmissão ao vivo, no Comunicação & Política, às 21h, para podermos conversar sobre a leitura. Nessa transmissão irei sortear três outros livros, do mesmo autor, aos participantes.

ASSISTA AQUI O VÍDEO QUE FOI AO AR DIA 30/08/2019

Quem não tem algum destes livros e quiser comprar, seguem os links diretos para compra na Livraria do Professor Olavo de Carvalho:

Boa leitura a todos.